INOVA
NEC recorre à IA para reconhecimento de objetos a alta velocidade

NEC recorre à IA para reconhecimento de objetos a alta velocidade

O sistema de reconhecimento de objetos com câmara de alta velocidade da NEC surge pela mão de uma colaboração com empresas como o Laboratório Ishikawa Senoo, pertencente à Escola de Ciências da Informação e Tecnologia, da Universidade de Tóquio

Esta tecnologia utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar instantaneamente um grande número de imagens capturadas por câmaras de alta velocidade que operam a velocidades de 1.000 imagens por segundo, com o intuito de selecionar as imagens mais apropriadas para fins de reconhecimento e determinar o sucesso ou a falha de uma inspeção com rapidez e precisão. 

Além disso, para corretamente identificar riscos e marcas, o processo de reconhecimento é repetido utilizando uma rede neuronal de pequena escala, e um método de decisão maioritário é aplicado para obter um resultado de reconhecimento, garantindo uma determinação de alta velocidade e elevada precisão.

A aplicação desta tecnologia numa linha de produção elimina a necessidade de a manipular para inspecionar produtos, permitindo uma produção contínua e eficiente.

Com esta tecnologia, as câmaras conseguem detetar pequenas diferenças em caracteres de cerca de 5 mm impressos num objeto que passe diante de uma câmara apenas durante 0,03 segundos. Além disso, isto pode ser feito em tempo real com uma precisão igual ou superior a 95%.

Em resultado disso, é possível examinar todos os produtos para os quais até ao presente apenas era possível realizar uma inspeção por amostragem, contribuindo desta forma para a prevenção da contaminação por parte de substâncias inesperadas e aprimorando o controlo de qualidade das linhas de produção. Assim, espera-se que esta tecnologia seja aplicada na inspeção visual de rótulos em garrafas e latas que se movimentam a alta velocidade nas linhas de produção, bem como na deteção de materiais estranhos em comprimidos e produtos alimentares.

Esta tecnologia baseia-se, parcialmente, nos resultados obtidos num projeto patrocinado pela Organização de Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologia Industrial (NEDO).

"A NEC utiliza tecnologias avançadas, como autenticação biométrica, IA, IoT e serviços de rede para impulsionar o crescimento dos negócios em todo o mundo", refere Toshihiko Hiroaki, diretor-geral da NEC Corporation. "No futuro, a NEC irá continuar a apostar numa gestão robusta dos processos de produção e na criação de novos serviços empresariais em resposta à diversificação de necessidades, por forma a introduzir a inovação digital nas unidades de produção. Através destas iniciativas, recolhemos, analisamos e partilhamos dados sobre o status dos produtos e processos, enquanto trabalhamos com os nossos clientes para a criação de valor"

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.