INOVA
Programa de transição energética financia startups europeias

Programa de transição energética financia startups europeias

Durante março, startups de toda a Europa poderão submeter as suas candidaturas para participar no programa Cleantech Camp, que atribuirá 30 mil euros em prémios e aposta em financiamento de pilotos com os parceiros industriais

O Cleantech Camp, programa que visa acelerar a transição energética na Europa, celebra este ano a sua 6ª edição. Ao longo de março, start-ups que desenvolvam projetos de energia limpa poderão candidatar-se a este programa. Após um processo de seleção, serão escolhidas até 15 start-ups de diferentes países europeus que poderão participar no programa entre os meses de abril e julho. O programa é organizado pela EIT InnoEnergy, PRIO, Naturgy, Enagás Emprende, e CRH e conta com a colaboração da Barcelona Ativa, como parceiro local, assim como Bridge the Gap, Osborne & Clarke e ZBM Patents & Trademarks, que contribuirão com os seus conhecimentos em diferentes áreas, que serão transmitidos aos empreendedores através de sessões de formação. 

Desde a primeira edição, o Cleantech Camp tem-se comprometido a promover a inovação aberta entre as empresas organizadoras do programa e as start-ups participantes, com o objetivo de gerar um ecossistema de partilha de conhecimento. Neste sentido, o programa contribui com 20.000 euros para o projeto vencedor e 5.000 euros para o segundo e terceiro prémios, que serão atribuídos no dia 16 de setembro. Além disso, os 15 projetos selecionados devem apresentar à PRIO, Naturgy, Enagás Emprende e CRH um primeiro esboço para o desenvolvimento de um piloto. Estas empresas vão selecionar entre as propostas recebidas um projeto, que será trabalhado em conjunto durante o programa. No final da edição, cada empresa decidirá se avançará com o piloto selecionado e financiará a sua produção, com contribuições económicas globais que poderão chegar aos 120 mil euros. 

 

Um programa consolidado na Europa 

A Cleantech Camp tornou-se um programa de referencia nos últimos anos para os empreendores em toda a Europa que desenvolvem projetos de energia limpa. Em edições anteriores, foram recebidos cerca de 200 candidaturas de projetos para participar no programa. Este ano, o Cleantech Camp pretende continuar a receber mais projectos e propostas focados em soluções nas áreas da inteligência artificial e IoT, eficiência energética, smart cities, energias renováveis, mobilidade sustentável, smart grids ou cibersegurança e blockchain na área da energia, com potencial para se tornarem uma realidade no mercado. 

As inscrições para participar no programa podem ser feitas até ao dia 28 de março. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.