INOVA
Prosegur premeia solução de gestão de espaços

Prosegur premeia solução de gestão de espaços

No âmbito da sua iniciativa COVIDFREE Challenge, a Prosegur premiou a startup norte-americana Xandar Kardian, cuja proposta é capaz de controlar a ocupação de espaços interiores através da deteção de microvibrações, como as que produzem a respiração ou os batimentos cardíacos

A Prosegur selecionou a empresa norte-americana Xandar Kardian como a vencedora do COVIDFREE Challenge, um desafio lançado no âmbito do seu programa de inovação aberta, COME IN, com a finalidade de encontrar soluções para criar espaços livres de COVID-19. A empresa de segurança privada multinacional recebeu, em apenas duas semanas, candidaturas de mais de 80 startups de 22 nacionalidades.

Após selecionar os seis projetos finalistas, a empresa realizou um "Selection Day", no qual o júri escolheu uma única proposta capaz de controlar a ocupação de espaços interiores através da deteção de microvibrações, como as que produzem a respiração ou os batimentos cardíacos.

A Xandar Kardian é uma startup com uma equipa global que opera nos Estados Unidos, no Canadá e na Coreia do Sul. Foi fundada em 2017 e é pioneira no reconhecimento de padrões de microvibração através do processamento de sinais de radar, o que lhe permitiu a especialização na deteção de presença e otimização dos níveis de ocupação de edifícios. A sua aplicação, no contexto atual, permite, entre outras coisas, conhecer em tempo real o uso dos espaços de trabalho e organizar os planos de limpeza e desinfeção. A empresa tem uma sólida experiência em investigação e desenvolvimento e conta já com mais de 30 patentes e 20 publicações.

Para o diretor de Inovação da Prosegur, Daniel García, “as startups reagiram com grande agilidade e entusiasmo a este desafio pioneiro de projetar espaços livres de COVID-19. O sucesso da iniciativa realçõu a importância de modelos colaborativos que combinam o potencial de soluções tecnológicas do ecossistema empreendedor, juntamente com a experiência de uma empresa líder no campo da segurança. Sem dúvida, será uma maneira prioritária de encarar os principais desafios de segurança que enfrentaremos no futuro próximo”.

Entre as startups finalistas estão a empresa indiana Fluid AI, com uma proposta de rececionista virtual baseada em inteligência artificial; a francesa Copsonic que, através de um sistema inteligente de ultrassom, facilita a deteção de pessoas, o controlo da capacidade e a autenticação sem contato; a espanhola Docline, com um serviço de e-saúde e plataforma digital de consultas médicas; a solução de gestão para a circulação de pessoas e ocupação em lojas da mexicana Getin e o sistema de análise de vídeo para a deteção precisa de pessoas em espaços fechados da espanhola Quodos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.