REDES
5G. Huawei aprovada com limitações pelo governo britânico

5G. Huawei aprovada com limitações pelo governo britânico

A Huawei recebeu esta semana a aprovação oficial por parte do governo do Reino Unido para que se possa envolver nas redes 5G no país. A aprovação chega, no entanto, com limitações

O governo britânico aprovou esta semana oficialmente o envolvimento da Huawei em redes 5G no Reino Unido. No entanto, designou a Huawei como um “fornecedor de alto risco” e, como tal, a empresa chinesa será excluída das partes principais da rede, incluindo todas as redes críticas de segurança.

A Huawei também será excluída de locais geográficos sensíveis, como locais nucleares e bases militares, para além de ter um limite de 35% na periferia (partes não sensíveis) da rede 5G.

A decisão britânica foi observada de perto, tanto na Europa como nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Agora que os britânicos chegaram a uma decisão sobre a Huawei, espera-se que outros países europeus sigam o exemplo do Reino Unido.

Os EUA colocaram o Reino Unido e outros aliados sob intensa pressão para banir completamente a Huawei das suas redes por razões de segurança nacional. No entanto, as autoridades britânicas disseram recentemente que não encontraram “provas de fogo” no que as autoridades norte-americanas apresentaram ao Reino Unido nas últimas duas semanas.

A Huawei negou há muito tempo que represente uma ameaça, e Andrew Parker, diretor do MI5, e a GCHQ já tinham informado os ministros que qualquer risco à segurança proveniente da Huawei poderia ser gerido, desde que a empresa não esteja a operar no centro da rede.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.