REDES
Bosch ConnectedWorld 2020: de carros conectados a quintas inteligentes

Bosch ConnectedWorld 2020: de carros conectados a quintas inteligentes

Os destaques deste ano do Bosch ConnectedWorld vão incluir soluções de mobilidade conectada, indústria 4.0, sustentabilidade energética e IoT aplicada à otimização da produção agrícola

No Bosch ConnectedWorld 2020, evento dedicado à indústria da Internet of Things a decorrer nos dias 19 e 20 de fevereiro em Berlim, a Bosch mostra as soluções atuais e os produtos que vão melhorar o futuro através da inteligência artificial, conetividade e IoT.

 

Soluções para a mobilidade atual e do futuro

Aumentar a eletrificação, automação e conectividade exigem uma melhor arquitetura eletrónica nos veículos. Uma das chaves para os veículos do futuro está em unidades de controlo poderosas. Estes tipos de computadores estão já em produção, aplicados à condução autónoma, sistemas de transmissão, e na integração em sistemas de infotainment e funções de assistência à condução.

 

Maior eficiência e transparência na produção e logística 

O sistema Nexeed Industrial Application System para Indústria 4.0 da Bosch fornece todos os dados do processo de produção e logística num formato padronizado, identificando qualquer potencial de otimização. Este sistema já ajudou fábricas Bosch, que individualmente, conseguiram obter ganhos de eficiência de até 25%. 

O Nexeed Track and Trace também pode otimizar a logística: monitoriza e rastreia cargas e transportadores de carga programando sensores e gateways para reportar, de forma regular, a sua localização e status, enviando essa informação para a cloud. Isto significa que os especialistas em logística e quem faz o planeamento sabem, por exemplo, onde estão as suas paletes de caixas, ou os materiais de produção, e se chegarão tempo ao seu destino.

 

Alta eficiência no fornecimento de energia limpa 

Para a Bosch, as células de combustível de óxido sólido (SOFC) têm um papel importante na segurança dos sistemas flexíveis de fornecimento de energia. Uma das utilizações de uma tecnologia como esta é a criação de estações de alimentação para cidades, fábricas e centros de dados, assim como para pontos de carregamento para veículos. A Bosch investiu recentemente 90 milhões de euros na Ceres Power, empresa especializada em células de combustível, aumentado a sua participação para 18%.

 

Ecossistemas Digitais para agricultura inteligente 

O Nevonex é um ecossistema aberto e independente que traz serviços digitais para máquinas agrícolas, permitindo a conectividade perfeita entre fluxos de trabalho e máquinas, seja em quintas ou grandes explorações. Também serve como uma plataforma em que os fornecedores de tecnologia ou equipamento agrícola podem oferecer os seus serviços. Esses serviços podem ser executados diretamente em máquinas agrícolas novas ou existentes, desde que possuam uma unidade de controlo habilitada para Nevonex. A conexão de sensores já incluídos ou adaptados à máquina abre um potencial de eficiência adicional - por exemplo, para otimizar a dispersão de sementes, fertilizantes ou pesticidas ou para automatizar os fluxos de trabalho.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.