REDES
Equipamentos 5G Huawei recebem certificado de segurança

Equipamentos 5G Huawei recebem certificado de segurança

A garantia Network Equipment Security Assurance Scheme (NESAS) da GSMA assegura segurança e fiabilidade dos equipamentos 5G da Huawei, bem como dos seus processos de desenvolvimento e ciclo de vida

Os equipamentos de rede wireless e de core 5G da Huawei (5G RAN gNodeB, 5G Core UDG, UDM, UNC, UPCF) e LTE eNodeB foram aprovados na certificação de cibersegurança Network Equipment Security Assurance Scheme (NESAS) da GSMA, organização do setor que representa os interesses das operadoras de redes móveis em todo o mundo.

O NESAS contribui para aumentar a confiança da indústria em equipamentos de rede de telecomunicações, tornando-se uma escolha prática para a certificação da indústria promovendo o desenvolvimento de um mercado de comunicações móveis mais alinhado a nível global.

O NESAS é um método de avaliação standard de cibersegurança definido pela GSMA e pelo 3GPP, em conjunto com as principais operadores de telecomunicações globais, fornecedores, parceiros da indústria e reguladores. Este método disponibiliza uma estrutura de certificação em todo o setor para  garantir que todos os equipamentos e processos cumprem com os requisitos de cibersegurança em toda a indústria de telecomunicações. Neste momento trata-se de um teste voluntário, através do qual os fornecedores de equipamentos de rede submetem os seus processos de desenvolvimento e ciclo de vida de produtos a uma auditoria de segurança abrangente em relação à versão NESAS atualmente ativa e aos seus requisitos de segurança.

O Network Equipment Security Assurance Scheme da GSMA, amplamente aceite na indústria, garante que o equipamento responde aos requisitos de fiabilidade e segurança das redes 5G.

O processo de avaliação integrada evita avaliações fragmentadas e os custos delas resultantes, melhorando simultaneamente a transparência dos níveis de proteção da segurança na indústria através de resultados visuais e mensuráveis. O sistema NESAS abrange 20 categorias de avaliação, definindo requisitos de segurança e um quadro de avaliação para o desenvolvimento de produtos 5G e processos de ciclo de vida dos produtos. Além disso, utiliza casos de testes de segurança definidos pelo 3GPP para avaliar a segurança de equipamentos de rede.

“O GSMA NESAS é a mais recente abordagem na avaliação da segurança da rede de comunicações móveis. Na era 5G, a certificação NESAS fornece uma avaliação padronizada e eficaz da cibersegurança, que permite que a indústria das comunicações assegure os requisitos de segurança e equidade entre soluções. A avaliação é uma referência valiosa os stakeholders, como operadores, fornecedores de equipamentos, reguladores e fornecedores de aplicações. Para a Huawei a cibersegurança é uma prioridade no desenvolvimento de todos os produtos e serviços. Convidamos todo o setor a promover em conjunto o desenvolvimento de um mercado de comunicações móveis mais alinhado", refere Devin Duan, responsável de Marketing de Cibersegurança 5G E2E da Huawei.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.