IoT & REDES
Mais de 40 mil passageiros já utilizaram wi-fi na Carris

Mais de 40 mil passageiros já utilizaram wi-fi na Carris

Um mês após a Carris ter disponibilizado internet Wi-Fi gratuita em toda a sua frota, 40 mil passageiros já tinham utilizado o serviço. Desde dezembro que a Nos presta o serviço de disponibilização de internet Wi-Fi em toda a frota do operador de transportes de Lisboa

A Nos foi vencedora do concurso promovido pela Carris para a instalação, operacionalização e manutenção de um sistema Wi-Fi em 724 veículos, entre autocarros, elétricos, ascensores e elevadores. A instalação abrange a atual frota e vai estender-se a futuras aquisições de veículos.

Com uma capacidade para mais de 15 mil utilizadores em simultâneo, o serviço contou, em janeiro de 2019, com cerca de 42 mil utilizadores a usufruírem de acesso Wi-Fi gratuito durante os trajetos feitos a bordo. Os 42 mil utilizadores deste período correspondem a aproximadamente 146 mil sessões e um tráfego total de 5 TB.

A implementação da solução tecnológica da Nos, realizada em parceria com a Wavecom, demorou dois meses. A solução é composta por routers 4G/Wi-Fi/GPS instalados em cada composição, uma plataforma de autenticação e de comunicação com os passageiros (Cloud Base Authentication System ) e uma infraestrutura de gestão e monitorização.

Com a disponibilização deste serviço a Carris garante aos seus passageiros o acesso gratuito à rede móvel via Wi-Fi em toda a frota, atualmente constituída por 670 autocarros, 40 elétricos, dez elétricos articulados, três ascensores e um elevador.

De referir que a Carris transportou, em 2018, mais de 120 milhões de passageiros.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da Nos, “enquanto parceiro tecnológico para a transformação digital de toda a economia portuguesa, a seleção da Nos para implementar e gerir a solução técnica que disponibiliza Wi-Fi gratuito aos milhões de passageiros da Carris constitui um grande orgulho e uma grande responsabilidade. Estamos certos de que este é um serviço que vai tornar mais cómodas e proveitosas as deslocações de todos os passageiros da Carris”.

Para António Pires, Administrador da Carris, “este projeto demonstra o compromisso da Carris com a melhoria do serviço e o conforto do cliente. Este investimento na disponibilização de internet gratuita a quem viaja nos nossos veículos visa melhorar a experiência de andar na Carris, e juntamente com a app Carris reforça os argumentos para deixar o carro em casa e, de uma forma segura e eficaz, aproveitar o tempo de viagem”.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.