REDES
Nova plataforma SIBS revoluciona os serviços de pagamento

Nova plataforma SIBS revoluciona os serviços de pagamento

A SIBS lançou o SIBS API Market, que permitirá o desenvolvimento ágil de aplicações para serviços financeiros e de pagamentos com acesso direto a 95% das contas bancárias portuguesas sob as condições da nova Diretiva de Serviços de Pagamentos europeia

No seguimento da aprovação da diretiva PSD2, que permite o acesso direto entre prestador de serviços e as contas bancárias do cliente sem mediação dos bancos, a SIBS lançou hoje a SIBS API Market, uma plataforma aberta que disponibiliza um conjunto alargado de APIs para serviços financeiros. Desta forma, a empresa forma as bases para a concretização da diretiva, permitindo aos prestadores de serviços desenvolver, testar e implementar aplicações com acesso direto a 95% das contas bancárias em Portugal.

Cada API disponível na plataforma permite aceder a todos os 18 bancos aderentes, o que significa que é apenas necessária uma implementação para aceder ao total das contas bancárias que integram este ecossistema, reduzindo significativamente o time-to-market e custos envolvidos na criação de novas soluções.

A API Market apresenta-se então como força-motriz de todo um novo ecossistema de desenvolvimento de serviços sob o paradigma da PSD2, agilizando a interação entre entidades financeiras, TPPs e empresas para impulsionar toda a próxima vaga de serviços financeiros portugueses.

As API disponibilizadas são baseadas no standard mais utilizado na Europa, do The Berlin Group, facilitando a integração de entidades de outros países e, subsequentemente, a disponibilização de serviços a nível internacional.

Para além de oferecer serviços técnicos com os padrões de segurança e resiliência da SIBS, a plataforma conta ainda com uma equipa dedicada de especialistas para apoio aos utilizadores no acesso e utilização da infraestrutura.

“Este é um dia marcante,” afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, caracterizando-o como o início de “um novo ciclo na história dos pagamentos, tal como foi há 35 anos o lançamento do Multibanco”, que virá a “mudar para sempre a forma como os clientes lidam com os pagamentos e como interagem com os serviços financeiros”.

Portugal será agora o primeiro país da Europa a dispor de uma única plataforma a partir da qual os serviços de pagamento têm acesso a 95% das suas contas bancárias.

A SIBS API Market entra hoje em funcionamento com a disponibilização de um ambiente de sandboxing, no qual os developers podem começar o trabalho de integração das API para desenvolver aplicações com base em dados fictícios.

A partir de dia 13 de março, data final para a disponibilização de acesso por parte das entidades bancárias, será feita a ligação com os bancos, disponibilizando ambientes de teste, sistemas de produção e dados reais. Finalmente, a partir de 14 de novembro, será feita a disponibilização de APIs para os meios de pagamento específicos de Portugal, incluindo pagamentos de serviços, pagamentos ao estado e carregamentos de telemóvel.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.