REDES
Software da Ericsson facilita mudança para 5G standalone

Software da Ericsson facilita mudança para 5G standalone

Este software permite ao NR de 5G funcionar de forma independente das redes 4G, proporcionando níveis mais elevados de desempenho e novas capacidades

Os fornecedores de serviços de comunicação já podem usufruir do potencial total da tecnologia de novo rádio (NR) de 5G com a disponibilidade comercial do software de NR de 5G standalone da Ericsson para bandas médias e baixas de 5G. O software ficou disponível a nível global para todos os clientes no mês de junho.

Com este software, as prestadoras de serviços de comunicação já podem operar o NR de 5G sem precisarem de suporte de sinalização a partir de uma rede de LTE subjacente. Isto permitirá que as prestadoras de serviços acrescentem o NR de 5G às instalações de 4G existentes com uma arquitetura mais simples ou que implementem o 5G de forma independente em novas áreas, como fábricas, para dar suporte a aplicações e serviços empresariais. Todo o equipamento do Sistema de Rádio da Ericsson implementado desde 2015 suporta as capacidades de NR de 5G standalone com a instalação de um software.

Até à data, as redes 5G eram implementadas no modo Non-standalone (NSA), no qual a camada de rede 4G subjacente suportava a sinalização necessária. Contudo, o NR de 5G standalone suprime esta dependência do 4G, e proporciona uma experiência do utilizador ainda melhor com tempos de ligação à rede mais rápidos, uma gestão da mobilidade mais simples e um acesso imediato a bandas largas de 5G.

Per Narvinger, Chefe de Redes da Área de Produtos da Ericsson, afirma que “no último ano, trabalhámos em proximidade com muitos clientes para implementar o 5G Non-standalone com êxito. Estas redes de 5G possibilitaram velocidades de dados mais elevadas e novos casos de utilização. Agora, estamos a dar o passo seguinte na evolução do 5G ao disponibilizarmos o software de forma geral, para dar suporte a redes de NR de 5G standalone. Estas capacidades permitirão um número ainda maior de casos de utilização e aplicações”.

O NR de 5G standalone possibilitará aplicações que necessitam de baixa latência, como a realidade aumentada e virtual (RA/RV), fábricas inteligentes e veículos ligados. Com um tempo de resposta super-rápido, um dispositivo de NR de 5G standalone pode ligar-se seis vezes mais rapidamente a uma rede de 5G standalone do que um dispositivo que funcione no modo NSA, proporcionando uma experiência melhor ao utilizador.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.