REDES
Solução permite encontrar em tempo real lugares de estacionamento em Cascais

Solução permite encontrar em tempo real lugares de estacionamento em Cascais

Chama-se Smart Parking e reforça a mobilidade no município de Cascais. A solução NB-IoT permite encontrar em tempo real lugares de estacionamento disponíveis nas praias e pontos turísticos de Cascais

A Vodafone Portugal avança com um projeto pioneiro de NarrowBand-IoT (NB-IoT) no Município de Cascais, através da Cascais Próxima, que permitirá a quem vive ou visita a Vila encontrar, em tempo real, os lugares de estacionamento disponíveis nas principais e mais procuradas artérias do concelho.

A solução Smart Parking, desenvolvida para a Cascais Próxima, abrange a Praia de Carcavelos e a Boca do Inferno. A solução estará integrada no ecossistema MobiCascais, permitindo ao utilizador da app MobiCascais identificar lugares livres nas zonas monitorizadas por sensores.
Esta solução foi desenhada com recurso a duas tecnologias distintas que dão resposta às diferentes necessidades das zonas abrangidas: os sensores de NB-IoT na Boca do Inferno têm a particularidade de estar escondidos no subsolo e, como tal, não estão visíveis ao público; na Praia de Carcavelos serão instaladas câmaras inteligentes que, além de monitorizarem os lugares disponíveis, permitem o controlo de veículos mal-estacionados.

Este projeto reforça a posição vanguardista do município de Cascais na adoção de novas tecnologias que têm posicionado o concelho como smart city.

O NB-IoT é uma nova tecnologia de transmissão em acelerada expansão, com claros benefícios para empresas, cidades e cidadãos. O NB-IoT tem inúmeras vantagens, com destaque para a segurança na ligação massiva de dispositivos IoT, maior vida útil das baterias dos equipamentos e, consequentemente, maior longevidade, o seu baixo custo de implementação para grandes áreas geográficas ou infraestruturas urbanas e a cobertura de longo alcance.

“A implementação de uma rede NB-IoT e de uma rede de câmaras inteligentes para o serviço Smart Parking permitirá oferecer um aumento da qualidade de serviço prestada pela Cascais Próxima, mediante uma poupança significativa de tempo e custo de deslocação na identificação dos espaços de estacionamento de rua que se encontram disponíveis via app MobiCascais. A curto prazo, novos serviços como o Car Sharing e uso de trotinetes serão disponibilizados nesta app. O Município estima que esta tecnologia possa estender-se, no médio-prazo, a cerca de dez mil lugares de estacionamento dentro do Concelho de Cascais”, refere Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.