SMART CITIES
Google, Renault e Nissan colaboram no desenvolvimento de veículos autónomos

Google, Renault e Nissan colaboram no desenvolvimento de veículos autónomos

A Waymo, empresa de automóveis autônomos da Alphabet, estabeleceu uma parceria com a Renault e a Nissan para investigar a viabilidade comercial do uso de veículos autónomos para passageiros e entregas na França e no Japão

O acordo entre as três empresas está garantido para um "período inicial", não tendo sido fornecidos mais detalhes sobre a duração da parceria.

Nesta parceria, as empresas planeiam avaliar as oportunidades de mercado e questões comerciais, legais e regulamentares relativas à viabilidade de disponibilizar soluções de transporte as-a-service nestes dois países.

"Esta é uma oportunidade ideal para a Waymo trazer a sua tecnologia autónoma para o mercado global, com um parceiro inovador”, refere John Krafcik, CEO da Waymo. “Com o alcance e escala internacionais da aliança, o nosso Waymo Driver pode oferecer soluções de mobilidade disruptivas para o transporte seguro de passageiros e entregas comerciais na França, no Japão e em outros países”.

A investigação será conduzida na França e no Japão, nas respetivas sedes da da Renault e da Nissan, com planos de expandir a parceria para outros mercados no futuro, excluindo a China.

A parceria continua a tendência recente de fabricantes de automóveis em parceria com empresas de veículos autónomos. No mês passado, a empresa de veículos autónomos da GM, a Cruise, recebeu um investimento de 1,15 mil milhões de dólares por parte de um grupo formado pelo SoftBank, Honda, General Motors e T. Rowe Price Associates. Antes disso, a Honda pagou 2,75 mil milhões por uma quota de 5,7% na Cruise.

Em fevereiro, a Volkswagen teria alegadamente negociado com a Ford um investimento de cerca de 1,7 mil milhões de dólares na subsidiária Argo AI para construir uma frota de carros autónomos.

A Waymo lançou seu primeiro serviço de condução autónoma comercial em dezembro do ano passado, com serviços atualmente disponíveis em Phoenix, Arizona.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.