SMART CITIES
NOVA IMS e Município de Lagos formam parceria de Smart Cities

NOVA IMS e Município de Lagos formam parceria de Smart Cities

A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e o Município de Lagos assinaram um protocolo de colaboração no âmbito das Cidades Inteligentes e do tratamento e gestão de dados, que se alarga também ao sector do Turismo.

A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e o Município de Lagos assinaram um protocolo de colaboração no âmbito das Cidades Inteligentes e do tratamento e gestão de dados, que se alarga também ao sector do Turismo.

Este acordo insere-se numa lógica de promoção da vertente de cidades e comunidades sustentáveis, onde se busca a sustentabilidade, inclusão, resiliência e segurança nas múltiplas dimensões da inteligência urbana, com enfoque especial na emergência climática, num conceito de economia circular. O sector do Tusrismo será um dos enfoques desta iniciativa, merecendo os dados por si gerados especial atenção.

O protocolo cobre a colaboração em trabalhos de formação avançada na área das Cidades e Regiões Inteligentes (Smart Cities & Regions), tais como Pós-Doutoramentos, Doutoramentos, Mestrados, Pós-Graduações, Projectos de Licenciatura e outros. Também implica a colaboração em Projectos de Investigação e Desenvolvimento, bem como em atividades de transferência de conhecimento nesta área, e ações e eventos de divulgação e sensibilização, no âmbito da iniciativa NOVA Cidade, da Nova IMS.

 

Para Hugo Henrique Pereira, Presidente da Câmara de Lagos, “os Municípios são estruturas chave no acompanhamento das cidades, nomeadamente por serem as entidades públicas mais próximas das populações, o que tem reflexo no planeamento urbanístico e social, por exemplo. Só mediante uma estreita colaboração entre o mundo universitário, os municípios e as comunidades intermunicipais podemos garantir uma evolução significativa dos vários contextos urbanos, sendo esta colaboração um objectivo estratégico para a garantia da competitividade do nosso município, num mundo que se digitaliza e promove a transição energética a passo acelerado”.

 

“É muito importante que os municípios pensem a sua estratégia, mas também é muito importante que olhem para diferentes escalas territoriais, como é que elas se podem articular de uma forma virtuosa para conseguirmos explorar o potencial da transformação digital e construir novas abordagens. A NOVA IMS é uma escola com responsabilidade e tradição no sector da Inovação & Desenvolvimento em Portugal, nomeadamente no espaço da gestão de informação, 

sistemas e tecnologias de informação, cabendo-lhe um papel relevante na criação de mais valias, que promovam a consolidação de conhecimento teóríco e prático na nossa sociedade. Isso é feito através daaplicação de tecnologias   e abordagens analíticas, mas também importa imaginar a estratégia, envolver os cidadãos e construir um road map que nos permita chegar ao conceito de cidade inteligente e sustentável, e a C.M. de Lagos será um óptimo parceiro neste processo", defende Miguel de Castro Neto, subdirector da NOVA IMS e Coordenador da NOVA Cidade.  

 

Ambas as entidades acreditam que a verdadeira inteligência urbana apenas acontece quando quem governa o território for capaz de estabelecer estratégias que conduzem à construção da cidade como plataforma, criando as condições necessárias e suficientes para, tirando partido da gestão da informação e da ciência dos dados alavancada no big data, alterar radicalmente o paradigma de planeamento e gestão das nossas cidades e vilas. Este acordo visa também manter o Município de Lagos informado sobre os projetos, tecnologias e produtos que a NOVA IMS vier a desenvolver na área, procurando aprofundar uma parceria em áreas técnico-científicas no âmbito de atuação deste protocolo.

ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Veniam incidunt mollitia, deserunt commodi nemo, autem nisi laboriosam.

Lorem ipsum dolor sit.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Veniam incidunt mollitia, deserunt commodi nemo, autem nisi laboriosam.

Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.