SMART CITIES
“S-Net”: Seoul, uma cidade hiperconectada até 2022

“S-Net”: Seoul, uma cidade hiperconectada até 2022

O governo de Seoul, na Coreia do Sul, quer implementar uma rede de Internet em toda a cidade de maneira a criar uma das primeiras cidades hiperconectadas do mundo até 2022

De acordo com o governo de Seoul, a Smart Seoul Network, ou “S-Net”, fornecerá a todos os cidadãos, o direito básico ao acesso à Internet. A rede será baseada nos dispositivos LoRa da Semtech e no protocolo LoRaWAN.

Esta iniciativa tem como principais objetivos: o estabelecimento de uma rede de banda larga municipal, a implementação de redes Wi-Fi gratuitas e o aumento da integração da infraestrutura de IoT baseada em dispositivos LoRa.

O governo anunciou ainda várias novidades, tais como: o estacionamento inteligente através de sensores de IoT, soluções de iluminação pública conectadas entre si e que avisam automaticamente as autoridades responsáveis quando detetam uma emergência e ainda, uma aplicação para ajudar aqueles que sofrem algum tipo de deficiência ou crianças, através de um serviço de GPS.

"O LoRaWAN e o Wi-Fi cobrem a grande maioria dos casos responsáveis pelos segmentos de mercado que comandam o futuro das operações da cidade", afirma Marc Pegulu, vice-presidente de IoT do grupo de produtos sem fios e sensores da Semtech.

Banda larga

Seoul alega ter a maior penetração de banda larga de fibra ótica do mundo, bem como a maior velocidade média global da Internet.

Desde 2015 que a cidade fornece acesso Wi-Fi gratuito em espaços ao ar livre através de um projeto no valor de cerca de 39 milhões de euros, com acesso à Internet em mais de dez mil parques, ruas e outros locais públicos.

A velocidade da Internet em alguns apartamentos chega aos 52,5 Gbit /seg e, embora os serviços médios sejam de 100 Mbit/seg, os fornecedores utilizam, na maioria das vezes, conexões de 1 Gbit /seg.

Para além disto, a cidade tem um comboio de alta velocidade KTX e o metro de Seoul, oferece 4G LTE e Wi-Fi dentro das carruagens.

O acesso ao Wi-Fi público é gratuito em Seul até 2022 e foi selecionada como a melhor estratégia, numa votação online feita pelo governo no mês de novembro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.