REDES
LoRaLAB apresenta soluções IoT

LoRaLAB apresenta soluções IoT

Criado há 12 meses no ISTAR em parceria com a Cisco, o LoRaLAB apresenta já cinco soluções com grande potencial de inovação na área da IoT, desenvolvidas em conjunto com várias empresas e demonstradas no campus ISCTE-IUL

A Cisco e o Instituto Universitário de Lisboa reforçam apoio ao Laboratório LoRa (tecnologia wireless Long-Range Low-Power), sediado no ISCTE-IUL, um espaço de desenvolvimento de aplicações de uma tecnologia de radio frequência que permite a comunicação a longas distâncias com consumo mínimo de energia. A tecnologia LoRa tem sido aplicada sobretudo em soluções IoT, tendo gerado um interesse e adoção crescentes, pelo potencial de transformação das mais diversas atividades humanas.

O laboratório LoRaLAB conta com 12 meses de existência e apresenta já cinco soluções desenvolvidas em conjunto com empresas, que permitem a utilização da tecnologia LoRa Cisco no ISCTE-IUL.

Foram desenvolvidos produtos LoRa em IoT, atravessando todas as fases – desde a conceção, à construção e ao teste – alcançando a fase de produção industrial de produtos, nomeadamente, luminárias inteligentes e alguns sensores para recolha de dados ambientais (temperatura, ruído, luminosidade, humidade e qualidade do ar) e consumos de energia em espaços interiores.

Os resultados deste trabalho foram já publicados em dois artigos científicos sobre o estudo de indicadores de consumo energético em edifícios, respondendo ao objetivo do projeto de contribuir para a sustentabilidade ambiental e eficiência energética. Também foram realizados dois workshops sobre temas relacionados com LoRa e IoT.

Foram concretizados vários projetos no LoRaLAB, incluindo uma parceria com a ARQUILED, fabricante de iluminação LED especializado em iluminação pública e sistemas de gestão para a iluminação pública, para o desenvolvimento de um módulo de comunicações LoRa substituindo as comunicações tradicionais baseadas em GSM, para controlar as luminárias a nível individual ou em rede.

Está também em curso um projeto a 2 anos, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, para fomentar a mudança de comportamentos em espaços partilhados. Esta mudança é orientada para a redução do consumo de energia e assim melhorar a sustentabilidade ambiental em espaços partilhados, neste caso aplicado a um campus Universitário. Irá envolver toda a comunidade ISCTE-IUL e serão implementadas estratégias IoT e uma rede de sensores com a transmissão LoRa implementada pela CISCO, os quais vão ser usados e apresentados aos utilizadores em tempo real para influenciar os seus comportamentos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.