ENERGIAS
Cleanwatts cria comunidade de energia em em Miranda do Douro

Cleanwatts cria comunidade de energia em em Miranda do Douro

A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia Renovável na casa de repouso Livro de Memórias, em Miranda do Douro, tendo como principais objetivos a sustentabilidade, a redução de custos e o combate à pobreza energética

A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER) na casa de repouso Livro de Memórias, em Miranda do Douro. A Central Fotovoltaica terá 110,9 kW e a instalação não terá qualquer custo para o cliente, tendo como principais objetivos “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta instituição e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”. Este projeto vem no seguimento do trabalho que a Cleanwatts tem desenvolvido na região – recorde-se que a primeira Comunidade de Energia Renovável, em Portugal, foi criada pela Cleanwatts, em Miranda do Douro, com a Santa Casa da Misericórdia – e com instituições direcionadas para os cuidados à terceira idade.

Com esta Comunidade de Energia, o “Livro de Memórias” vai conseguir uma poupança média de 56% face à tarifa estimada para a energia da rede. Para além disso, a casa de repouso vai passar a ser climate positive, gerando mais 364% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e evitando 45 toneladas equivalentes de CO2. Esta CER vai assegurar, ainda, a independência energética da instituição: 49% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Outra das grandes vantagens deste projeto é o apoio às famílias carenciadas da região. Esta Comunidade de Energia Renovável vai permitir ao Livro de Memórias apoiar cerca de uma centena de famílias da região.

“Vamos instalar uma Central Fotovoltaica de 110,9 kW, com 241 painéis solares nos telhados desta casa de repouso, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica

Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, acrescentando que “além de alimentar a casa de repouso com energia verde, vamos produzir energia suficiente para possibilitar que a Comunidade forneça também energia para apoiar famílias em situação de pobreza energética”.

“A vertente social e de combate à pobreza energética é uma das principais facetas das Comunidades de Energia e quando o cliente é uma instituição como uma casa de repouso, que tem como missão o apoio à terceira idade e, por isso, uma forte ligação às famílias da região, esta vertente torna-se ainda mais relevante”, corrobora Maria João Benquerença, avançando com alguns números: “através deste projeto, o Livro de Memórias poderá apoiar 99 famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária, em média 30% inferior às atuais tarifas de mercado”.

Apesar de o projeto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo: “a Comunidade Energética do Livro de Memórias irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados do produtor-âncora, após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica Maria João Benquerença. “A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros-produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, frisa a responsável.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.