ENERGIAS
Minsait reconhecida em gestão de recursos energéticos

Minsait reconhecida em gestão de recursos energéticos

O projeto piloto do Centro de Transformação Inteligente, desenvolvido pela Minsait, e a sua solução Onesait Prosumers Flexibility, que facilita a gestão inteligente e flexível dos recursos energéticos distribuídos, foram premiados na 8ª edição dos enerTIC Awards, nas categorias de “Smart IT Infraestructures” e “Smart product”, respetivamente

O projeto piloto do Centro de Transformação Inteligente (CTI), desenvolvido pela Minsait, como parceiro tecnológico da Iberdrola, e a Onesait Prosumers Flexibility, solução da Minsait que facilita a gestão inteligente e flexível dos recursos energéticos distribuídos (DER - Distributed Energy Resources), foram premiados na 8ª edição dos enerTIC Awards, nas categorias de “Smart IT Infraestructures” e “Smart product”, respetivamente.

Os enerTIC Awards, organizados há oito anos pela Plataforma espanhola enerTIC, procuram identificar, reconhecer e divulgar histórias de sucesso e boas práticas inovadoras que sirvam de modelo para o progresso e para aumentar o reconhecimento das oportunidades oferecidas pela digitalização para melhorar a eficiência energética e a sustentabilidade.  

Estes dois prémios reconhecem o contributo da Minsait para o desenvolvimento de soluções digitais para facilitar uma gestão mais eficiente e flexível das redes de distribuição e promover a penetração de fontes de energia renováveis sem pôr em risco a fiabilidade e a qualidade do sistema elétrico.

O Centro de Transformação Inteligente (CTI) permite identificar - e resolver em segundos - situações de risco no fornecimento de eletricidade, graças à combinação de tecnologias de nuvem com capacidades de monitorização e operação em tempo real. É o elemento central para um funcionamento mais dinâmico, seguro e eficiente da rede de baixa tensão que vai dar resposta à penetração da geração renovável, infraestruturas de recarga de veículos elétricos e novos modelos de gestão de energia.

Entre outros benefícios, estima-se que este tipo de solução pode facilitar reduções de até 80% no prazo de implementação de novos serviços (time to market) para adaptação às necessidades de consumo e produção de energia dos clientes. Outras previsões apontam para 30% de poupança nos custos de gestão e manutenção do centro de transformação, aumentos de 10% na utilização da produção renovável distribuída e melhorias de 20% nos índices de qualidade do fornecimento de baixa tensão.

Além disso, este novo CTI simplifica a arquitetura dos atuais centros de transformação, integrando na sua estrutura outros dispositivos digitais, como o concentrador de medição ou a Unidade Terminal Remota (UTR).

 

Flexibilidade ao serviço do ambiente

A Onesait Prosumers Flexibility é a solução de gestão da Minsait para recursos energéticos distribuídos (DERs na sigla em inglês) que coordena os serviços de flexibilidade para a geração, procura e armazenamento de energia de uma forma abrangente e racionalizada, facilitando a modificação dos padrões de carregamento seletivo através da utilização de algoritmos inteligentes.

Trata-se de uma solução fundamental para melhorar a estabilidade do sistema elétrico, uma vez que se baseia em alternativas inovadoras que são menos dispendiosas do que as tradicionais (produção com centrais ineficientes ou investimentos para aumentar a capacidade da rede de distribuição). Promove assim a integração de uma maior capacidade de energia renovável, menos emissões e preços de energia mais baixos.

De acordo com o relatório Flexibility Solutions for High-Renewable Energy Systems (Acciona e BNEF, 2019), um cenário de "baixa flexibilidade" implica um sistema com mais 11% de emissões, razão pela qual a Onesait Prosumers Flexibility é uma solução chave para converter a flexibilidade técnica em flexibilidade operacional e contribuir para uma melhoria da sustentabilidade ambiental.

O Comité Técnico da Plataforma enerTIC avaliou os 111 projetos apresentados e selecionou os vencedores em cada uma das categorias, tendo em conta os seguintes critérios: grau de inovação aplicada, usabilidade das tecnologias de informação e comunicação, impacto na redução do consumo de energia e das emissões de CO2, natureza exemplar ou aplicabilidade noutras organizações/ambientes e utilização de métricas e indicadores de melhoria.

A enerTIC visa contribuir para o desenvolvimento do potencial transformacional das tecnologias de informação e comunicação no domínio da eficiência energética em Espanha com o apoio de empresas associadas e instituições públicas com o objetivo de uma economia mais competitiva e sustentável.

A Minsait é reconhecida por analistas como a Gartner e a IDC como um dos principais parceiros tecnológicos que podem ajudar as empresas a superar os desafios da transição energética em termos globais. As suas soluções permitem uma maior penetração das fontes renováveis, um funcionamento mais flexível e eficiente das redes elétricas e a integração do prosumer como ator-chave no novo modelo energético. Tem também uma das tecnologias mais avançadas do mundo para minimizar o impacto das operações do sector do petróleo e gás no ambiente marinho e reduzir as perdas nas redes de transporte.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.