ENERGIAS
Nova parceria potencia a sustentabilidade das fábricas

Nova parceria potencia a sustentabilidade das fábricas

A Schneider Electric e a Aramco irão testar e validar conjuntamente tecnologias abertas, interoperáveis e ciberseguras de próxima geração, que vão melhorar significativamente a flexibilidade, a sustentabilidade e a eficiência das operações nas fábricas

A Schneider Electric e a Aramco  anunciam a assinatura de um memorando de entendimento para colaborar na avaliação de tecnologias emergentes com base na norma Open Process Automation Standard (O-PAS). Os testes serão realizados num novo banco de ensaio construído especificamente para o efeito no Innovation and Research Center saudita da Schneider Electric, localizado no Dhahran Techno Valley (Arábia Saudita).

A nova instalação irá testar a interoperabilidade, a cibersegurança e as funcionalidades avançadas (como inteligência artificial e análises avançadas) de sistemas agnósticos quanto ao fornecedor em aplicações do mundo real. Será observada e avaliada a forma como as várias soluções tecnológicas da Schneider Electric funcionam em conjunto com as de outros fornecedores de automação, para que possam proporcionar todo o valor esperado da automação industrial de próxima geração.

 

Digitalização e Indústria 4.0

No âmbito do acordo, a Schneider Electric e a Aramco definirão conjuntamente as áreas de colaboração técnica nas quais deverão avaliar e validar diversas tecnologias emergentes e respetivos benefícios, explorar as suas aplicações reais e desenvolver um protótipo de sistema.

Em última instância, as duas empresas vão criar em conjunto um piloto de teste de campo compatível com O-PAS que representará uma secção de uma fábrica da Aramco, com o objetivo de melhorar as suas capacidades de sustentabilidade, digitalização e excelência operacional.

Também se explorará a participação do âmbito académico, de fornecedores externos e de outros proprietários e operadores, de forma a melhorar o setor da automação no Médio Oriente.

“A Schneider Electric conta com uma longa história de inovação e promoção da automação industrial aberta,” comentou Nathalie Marcotte, SVP & President, Process Automation da Schneider Electric. “Até agora, os sistemas legados serviram bem o seu propósito, mas é chegada a hora de acelerar a transformação digital da indústria, adotando uma nova abordagem à automação industrial com tecnologias interoperáveis seguras. A Aramco e outros proprietários e operadores de todo o mundo procuram otimizar as suas despesas CAPEX e OPEX, e ao mesmo tempo como melhorar a sua eficiência operacional e pegadas de carbono. Normas como a O-PAS e a IEC 61499 vão assegurar que os sistemas sejam interoperáveis, portáteis, escaláveis, preparados para o futuro e intrinsecamente ciberseguros. As tecnologias de automação emergentes baseadas nestas normas prometem melhorar o tempo de atividade e a cibersegurança, acrescentar agilidade e permitir novos modelos operacionais a um custo total de propriedade muito reduzido.”

 

Local e Global

O novo banco de ensaio faz parte do compromisso contínuo da Schneider Electric de construir e desenvolver capacidades técnicas locais, trabalhando em conjunto com os seus clientes. Esta colaboração permitirá à Aramco melhorar as suas capacidade, conhecimento técnico e preparação digital para os modelos operacionais da Indústria 4.0, apoiados pela rede e experiência global da Schneider Electric.

“Estamos encantados por tirar partido da profunda experiência da Schneider Electric nesta matéria para explorarmos arquiteturas de automação industrial de última geração,” afirmou Ahmad Al Sa’adi, Senior Vice President, Technical Services da Aramco. “Os sistemas interoperáveis e portáteis dar-nos-ão maior liberdade para eleger e integrar as melhores tecnologias, as que necessitamos para fazer as nossas operações progredir e para preparar o nosso sistema de automação industrial para o futuro.”

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.