ENERGIAS
Os novos desafios da distribuição de combustível

Os novos desafios da distribuição de combustível

Minsait e Implico impulsionam a transformação da gestão de estações de serviço e distribuição de combustível, permitindo ajudar a indústria a adaptarem-se aos desafios do pós-pandemia

A Minsait, uma empresa da Indra, assinou um acordo de colaboração com a Implico, um fornecedor de soluções de TI para a indústria de Downstream (distribuição e comercialização de combustíveis), com o objetivo de oferecer soluções de última geração que contribuem para a digitalização do sector.

As empresas no setor dos combustíveis têm enfrentado uma contínua transformação devido à transição energética, regulamentos cada vez mais exigentes, instabilidade dos preços do barril de crude e alterações no ritmo do consumo. Em 2020 a COVID-19 adicionou novos fatores de complexidade que levaram a uma quebra na procura, provocada pela interrupção temporária dos transportes, que provocou um excesso de stocks e uma queda dos preços, acelerando mudanças que já estavam a ser levadas a cabo no âmbito da mobilidade como, por exemplo, a extensão massiva do teletrabalho ou a redução de viagens de negócios, entre outros.

Face a esta situação, as empresas do sector que operaram no Downstream e especificamente na Distribuição de combustíveis e Gestão de Estações de Serviço, têm de se adaptar rapidamente a um novo cenário, obtendo eficiências a curto prazo para se reinventarem a longo prazo, revendo o seu portefólio e incorporando novas fontes de receitas à sua conta de resultados, que garantam a sua sobrevivência no futuro.

A Minsait e a Implico uniram forças com o objetivo de apresentar aos clientes uma proposta diferencial que permita abordar esta transformação, baseada nos seguintes pilares:

 

  • A experiência e know-how de ambas as empresas neste sector, contando com importantes referências em processos de transformação.
  • Liderança e especialização nas soluções de referência para a Gestão de Estações de Serviço (SAP RFNO - Retail Fuel Network Operations) e Logística Secundária (SAP SDM - Software Deployment Manager) integrados nos catálogos de soluções SAP, que facilitam a automatização, otimização da cadeia de abastecimento e incorporação de uma nova oferta no portefólio comercial.
  • Modelos de entrega ágeis que permitem às empresas continuar a prestar serviço enquanto se transformam, uma vez que incorporam novas soluções e melhorias nas suas operações.

 

Este acordo estende-se às filiais de ambas as empresas na Europa e América Latina, o que vai permitir dar cobertura às empresas de petróleo e gás que operam nestas regiões e acompanhá-las na sua digitalização para se adaptarem com eficiência às condições que o mercado impõe.

A Minsait foi reconhecida por analistas como a Gartner e a IDC como um dos principais parceiros tecnológicos que podem ajudar as empresas a enfrentar os desafios da transição energética em termos globais. 

As suas soluções permitem uma maior penetração das energias renováveis, um funcionamento mais flexível e eficiente das redes elétricas e a integração do “prosumer" como ator chave no novo modelo energético. Além disso, a Minsait também conta com uma das tecnologias mais avançadas do mundo para minimizar o impacto das operações do sector do petróleo e gás no ambiente marítimo e reduzir as perdas nas redes de transporte.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.