ENERGIAS
Parceria visa 5G mais sustentável

Parceria visa 5G mais sustentável

NEC colabora com Intel para alcançar liderança de mercado na redução do consumo de energia ao nível da UPF do core da rede 5G visando suportar redes mais amigas do ambiente

A NEC Corporation reduziu em mais de 30% o consumo de energia de CPU da Função de Camada de Utilizador (User Plane Function - UPF) para redes 4G/5G, num ambiente dinâmico e quase comercial. Ao utilizar a telemetria do processador Xeon Scalable da Intel para a lógica de determinação de carga da UPF, a NEC implementou o controlo dinâmico dos recursos de hardware em tempo real, visando a otimização do consumo de energia. Isto foi conseguido num teste de desempenho da UPF de um core standalone contentorizado de rede convergente e irá ajudar as operadoras de telecomunicações a atingirem os seus objetivos de consumo de energia e redução de custos na operação das redes 4G / 5G.

A aceleração do 5G levou a um aumento da procura por um melhor desempenho da UPF. Como consequência, a redução do consumo de energia tornou-se crítica. Até agora, as aplicações de UPF que lidam com o tráfego de dados dos utilizadores parecem consumir frequentemente 100% dos recursos de CPU. Além disso, as aplicações têm um elevado consumo de energia, uma vez que fazem um endereçamento constante da Placa de Interface de Rede (NIC), (ou seja, transmitem e recebem dados para confirmar os procedimentos de processamento), independentemente do volume de tráfego. A NEC foi capaz de otimizar o consumo de energia ajustando de forma dinâmica o uso do processador Xeon ao tráfego em tempo real, tendo em conta as operações numa rede comercial.

Especificamente, a NEC adaptou a lógica de determinação de carga para a ajustar ao tráfego comercial real e implementou essa lógica no Data Plane Development Kit (DPDK) que está incorporado na UPF da NEC. Além disso, a NEC estabeleceu um mecanismo para controlar de forma dinâmica os recursos de hardware do CPU da Intel. Como resultado, mesmo num ambiente próximo do de uma rede comercial, onde as taxas de tráfego variam e ocorrem aumentos momentâneos no volume de pacotes, não há perda de pacotes quando o consumo de energia do CPU é diminuído.

Com base nos seus extensos conhecimentos e colaboração, a NEC e a Intel conseguiram esta redução que é líder de mercado em termos do consumo de energia. No futuro, a NEC e a Intel continuarão a desenvolver e cocriar tecnologias destinadas a reduzir o consumo de energia e a alcançar a neutralidade de carbono.

"A redução do consumo de energia conduz a benefícios comerciais tangíveis para os operadores e é fundamental para apoiar redes energeticamente eficientes na indústria das telecomunicações", afirmou Patrick Lopez, VP Global de Gestão de Produto para Produtos 5G da NEC. "A NEC orgulha-se de estar na vanguarda da promoção de redes verdes. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Intel para proporcionar a inovação de ponta que permitirá aos operadores passar, desde já, a uma nova era de eficiência energética e de custos".

"A colaboração com a NEC continua a fortalecer-se e a adaptar-se para responder aos desafios do mercado, incluindo a modernização da infraestrutura de rede e a transformação para um core 5G nativo na cloud", disse Alex Quach, VP da Intel e GM da Divisão Wireline and Core Network. "Os nossos esforços combinados demonstram o valor das capacidades dos processadores Xeon Scalable da Intel, através do software avançado de gestão de energia que permite alcançar as poupanças de custos e a redução no consumo de energia que os operadores procuram, continuando ao mesmo tempo a satisfazer o desempenho necessário para fornecer as experiências 5G adequadas".

A NEC está a planear expandir a inovação na UPF aplicando esta tecnologia ao processamento da camada de utilizador (user plane) na RAN e à camada de controlo (control plane) no Core / RAN, contribuindo assim para a poupança de energia em toda a rede 5G.

Este comunicado de imprensa baseia-se nos resultados obtidos no "Projeto de Investigação e Desenvolvimento das Infraestruturas Melhoradas para Sistemas de Informação e Comunicação Pós-5G" (JPNP20017), encomendado pela New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.