ENERGIAS
Suécia implementa mais de 900 mil smart meters

Suécia implementa mais de 900 mil smart meters

A companhia elétrica sueca Ellevio vai instalar centenas de milhares de smart meters conectados via narrow-band IoT, resultado de um acordo celebrado com a Telia e a ONE Nordic

A  maior companhia elétrica na Suécia, Ellevio, vai instalar smart meters nas casa de mais de 900 mil clientes, com o propósito de otimizar a eficiência da rede, aumentar o controlo do consumo energético por parte dos utilizadores, e minimizar a frequência e duração das falhas de energia. Neste âmbito, a companhia contratou a empresa de serviços tecnológicos ONE Nordic, que celebrou recentemente uma parceria com a telecom Telia para fornecer a conectividade destes dispositivos via tecnologia narrow-band IoT.

A NB-IoT é adequada para estas aplicações por permitir cobertura deep-indoor – ideal para contadores de eletricidade abaixo do solo e dentro de edifícios – em áreas extensas, com baixo consumo de energia e custos de manutenção.

Este é o maior contrato de NB-IoT da Telia até à data, que tem tido em atenção o potencial desta tecnologia há algum tempo.

“A NB-IoT está-nos a abrir caminho para muitos use-cases, (…) e possibilita economias de escala que anteriormente não eram possíveis.”, refere Björn Hansen, Head of IoT da Telia. “Ficamos muito felizes por poder suportar a ONE Nordic nesta instalação e por sermos parte da próxima geração de soluções de smart metering da Ellevio”.

A instalação terá início em 2020, com conclusão prevista para o final de 2023. O a parceria entre a  Telia e a ONE Nordic, por seu lado, terá uma duração de 10 anos.

Anders Malmberg, MD of Smart Metering da One Nordic, relata: “A ONE Nordic precisava de uma solução flexível, future-proof e que fosse economicamente competitiva. Ao conectar contadores ao longo de áreas geográficas extensas, considerações financeiras vão bem para lá da própria conetividade. A Telia é capaz de fornecer uma rede totalmente gerida que suporta a nossa ambição de nos focarmos em prestar serviços de primeira categoria à Ellevio”. 

“A tecnologia NB-IoT dá-nos uma cobertura mais alargada e extensa, ideal para zonas rurais e localizações deep-indoor”, acrescenta Johan Svensson, Program Manager da Ellevio. “Isto permite comunicação machine-to-machine otimizada que se adeque perfeitamente ao nosso projeto de smart grid. Também vai permitir que, no futuro, desenvolvamos e disponibilizemos aos nossos clientes um largo espetro de novos dispositivos e serviços IoT”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.