INOVA
APFM junta-se à Aliança ODS Portugal

APFM junta-se à Aliança ODS Portugal

A Associação Portuguesa de Facility Management passa a integrar a principal rede de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal, com vista a ajudar o setor empresarial português a adotar estratégias que o coloquem em conformidade com a Agenda ODS 2030 da ONU

A APFM (Associação Portuguesa de Facility Management) acaba de se juntar à Aliança ODS Portugal, uma rede de abordagem multiparticipada que resulta da iniciativa da United Nations Global Compact Network Portugal. 

A Aliança ODS tem como missão organizar a contribuição de Empresas e Organizações Empresariais para a realização sem exceção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais estabelecem uma nova agenda de ação até 2030 baseada nos progressos e lições retiradas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio trabalhados entre 2000 e 2015.

Ao integrar agora esta rede, a APFM irá ajudar a sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do sector empresarial para o cumprimento dos ODS. A primeira iniciativa mais visível é a criação da página ODS.APFM http://apfm.pt/ods/, que constitui a plataforma para os Facility Managers colaborarem na tradução dos ODS para KPIs e melhores práticas do Facility Management. 

Apenas com esta visão pragmática e prática dos Objetivos será possível atingi-los, o que envolve uma contribuição positiva no dia-a-dia das operações.

Com o apoio da APFM, as empresas e organizações empresariais poderão seguir e aplicar da melhor forma as orientações e guias publicados por organismos internacionais de referência (Nações Unidas, ISO, OCDE, OIT e OMS, entre outros), e mais especificamente as diretivas e orientações emanadas pela União Europeia que tenham consequências na atividade e deveres de relatório das empresas.

Um excelente exemplo de como a APFM pode ajudar a comunidade empresarial neste âmbito passa pelo esclarecimento e apoio na implementação de normas como a ISO 41001. Destinada a todas as organizações independentemente da sua dimensão ou indústria, sejam utilizadoras de espaços ou prestadoras de serviços, a implementação desta norma visa ajudá-las a assegurar uma utilização eficiente de recursos e alocá-los de forma a melhorar a eficiência e a produtividade do seu core business, promovendo ainda um ambiente saudável, atrativo e produtivo para os seus utilizadores finais.

“É com enorme satisfação que a Associação Portuguesa de Facility Manament se junta à Aliança ODS, uma iniciativa em que acreditamos e na qual revemos os nossos próprios objetivos e missão enquanto entidade que defende cada vez mais a sustentabilidade como um dos eixos fundamentais para o futuro“, refere Miguel Agostinho, CEO da APFM. “Os Facility Managers são essenciais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 – e a nossa responsabilidade enquanto integradores de pessoas com o ambiente construído, seja ele residencial, serviços, indústria, infraestruturas ou setor público, dá-nos o poder de intervir e o dever de melhorar a sustentabilidade da vida humana no planeta”.

Para Miguel Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal e Presidente da Aliança ODS Portugal, “temos a maior honra em receber a Associação Portuguesa de Facility Management na Aliança ODS Portugal, uma parceria que nos permitirá explorar mutuamente campos de cooperação no âmbito da Agenda 2030 da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. 

O responsável acrescenta que “a adesão e cooperação da APFM será de grande valia para todas as partes interessadas e, em última análise, para a comunidade em geral”.

Aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015, a Agenda ODS 2030 resulta do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo e que tem em vista a criação de um novo modelo global que permita acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

 

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.