INOVA
Literacia informática em tempos de isolamento

Literacia informática em tempos de isolamento

A "Linha Somos Tod@s Digitais” é uma iniciativa do programa INCoDe.2030 que reúne esforços de diversas entidades nacionais para ajudar a população portuguesa com menos competências digitais para melhor lidarem com a situação de isolamento social em que uma maioria da população se encontra

 

Num tempo em que a gravidade da situação da Covid-19 impõe constrangimentos sociais e profissionais, as alterações na vida de todos são enormes. Uma parte significativa da população tem utilizado, de forma crescente, diferentes soluções de tecnologias digitais com diferentes fins, nomeadamente para atenuar a sensação de isolamento. No entanto, há ainda um número significativo de pessoas em Portugal que, por não terem tido oportunidade de adquirir competências digitais básicas, estão mais arredados daqueles recursos.

É para estes que o projeto “Somos Tod@s Digitais” disponibiliza uma linha de telefone gratuita (800 100 555). Um veículo através do qual as pessoas poderão solicitar ajuda junto de equipas de mentores voluntários recrutados nas instituições de ensino superior.

O principal objetivo é contribuir para promover uma maior interação com a família e amigos, ajudando as pessoas a adquirirem algumas competências básicas que lhes permitam diminuir um pouco os efeitos do isolamento a que estão sujeitos.

Para este efeito, o INCoDe.2030 conta com o apoio da NOS para a execução da linha de apoio, coordenada pelo Digital Transformation Colab (DTx), em articulação com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, através da sua Unidade de Computação Científica Nacional (FCT/FCCN). Os voluntários provêm, nesta fase de arranque do projeto, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), contando com cerca de 30 estudantes, coordenados por 15 docentes.

Paralelamente, foram desenvolvidos pequenos tutoriais explicativos sobre a utilização de aplicações como o Skype, WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram e está a ser desenvolvida uma campanha publicitária para a TV, Rádio e Digital que contará com influenciadores surpresa! O objetivo é conseguir sensibilizar todos para uma causa essencial, num tempo de incerteza e dificuldades maiores.

Para Nuno Feixa Rodrigues, Coordenador Geral do INCoDe.2030, “O INCoDe.2030 já vem trilhando um caminho em Portugal no apoio ao conjunto da população com menos competências digitais. Um apoio que passa pela pedagogia e a disseminação da literacia digital àqueles que não têm um acesso direto a ela. Naturalmente, o contexto atual da COVID-19, com o que significa para todos, acabou por acelerar a necessidade de colocarmos em prática mais esta iniciativa. Enquanto todos temos a obrigação de estarmos mais isolados, A Linha Somos Tod@s Digitais será um veículo essencial para ajudar muitos portugueses a ligarem-se aos seus familiares, amigos, e ao mundo no geral. Ninguém pode ficar sem resposta e é muito bom contar desde já com o apoio de tantas entidades, destacando aqui o papel da NOS e do IPCA.”

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.