MOB
Carsharing com veículos autónomos já está a ser testado

Carsharing com veículos autónomos já está a ser testado

Acaba de ser lançado em San José, no Sillicon Valey, um projeto piloto para testar um serviço de carsharing com condução autónoma, fruto de uma parceria entre a Bosch e a Mercedes-Benz, que disponibilizou uma frota do seu modelo S-Class para o efeito

Monitorizados por um motorista de segurança, os carros autónomos circulam entre a zona oeste de San José e o centro da cidade, ao longo de San Carlos Street e Stevens Creek Boulevard. O serviço estará inicialmente disponível para um grupo seleto de utilizadores, que vão utilizar uma app desenvolvida pela Daimler Mobility para reservar uma viagem com os veículos automatizados S-Class da Mercedes Benz, partindo de um ponto previamente definido até ao local de destino. 

A Bosch e a Mercedes-Benz esperam que este teste possa fornecer insights válidos para o desenvolvimento do sistema de condução autónoma de nível 4/5. Ambos os parceiros esperam também obter mais informações sobre como os carros autónomos podem ser integrados num sistema de mobilidade intermodal que inclua transporte público e carsharing.

Em meados de 2017, San José foi a primeira cidade dos EUA a convidar empresas privadas para realizar testes de campo para condução autónoma e analisar os crescentes desafios no tráfego rodoviário. Especialmente no congestionado tráfego da cidade, o sensor de 360 graus permanente que existe nos carros autónomos pode potencialmente aumentar a segurança, do mesmo modo que o seu cálculo de condução pode contribuir para melhorar o fluxo do tráfego. 

“Queremos descobrir mais sobre como os veículos autónomos podem ajudar as cidades a tornar o tráfego mais harmonioso e seguro, além de tornar a mobilidade mais disponível, sustentável e inclusiva”, refere Dolan Beckel, diretor de inovação cívica da cidade. “San José quer tornar-se uma cidade inteligente e adequar o seu sistema de tráfego ao futuro com tecnologias modernas e inovadoras. O projeto com a Bosch e a Mercedes-Benz é perfeito para isso”.

“Para que a condução autónoma se torne uma realidade do dia-a-dia, a tecnologia tem de funcionar de maneira confiável e segura. E é aqui que precisamos de realizar testes como este do nosso projeto piloto em San José”, acrescenta  Dr. Michael Fausten, chefe de engenharia para condução urbana autónoma da Bosch.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.