INOVA
Politécnico de Bragança recebe centro de conhecimentos Huawei

Politécnico de Bragança recebe centro de conhecimentos Huawei

Instituto Politécnico de Bragança assina acordo com a Huawei para a implementação da ICT Academy, que disponibilizará o acesso a conhecimento, recursos e ferramentas alinhadas com as mais recentes inovações tecnológicas.

A Huawei Portugal e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) formalizam hoje o acordo de parceria que consagra a implementação da ICT Academy, dando assim a professores e alunos desta instituição do distrito de Bragança acesso privilegiado a conteúdos e experiências formativas alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Lançada em Portugal no passado mês de Julho, a ICT Academy da Huawei pretende potenciar a transferência de conhecimento para as academias e aproximá-las da realidade das empresas e da inovação tecnológica, através do enriquecimento dos conteúdos formativos. No caso do IPB a parceria incide particularmente em matérias como Internet of Things e Big Data, através da incorporação de novos conteúdos nos planos curriculares ou da disponibilização de novos cursos ou ações de formação, a que se junta a certificação de docentes e formadores. 

De acordo com Maria João Varanda, Subdiretora da ESTiG-IPB, “o Instituto Politécnico de Bragança, enquanto instituição de ensino superior, tem no seu plano estratégico a melhoria da sua oferta formativa e a certificação da sua formação. A criação de uma ICT Academy da Huawei permite avançar no sentido de proporcionar aos alunos a oportunidade de obter uma formação certificada em questões emergentes e cruciais na área da informática. A academia, sediada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, é o primeiro resultado da parceria entre o IPB e a Huawei, representando uma mais-valia para a nossa instituição”.

Ao disponibilizar uma solução alargada de formação, que abrange o desenvolvimento de conteúdos em áreas determinantes para os desafios atuais e as exigências do futuro, como Big Data, Cloud Computing, Inteligência Artificial, Internet das Coisas ou 5G, a Huawei fornece, através do programa ICT Academy, soluções multidimensionais para diferentes tipos de talentos e níveis de necessidades, de forma a garantir que os modelos de cooperação respondem às exigências das instituições de ensino superior e empresas, assim promovendo o desenvolvimento de vários tipos de talentos em TIC.

“Esta parceria com o Instituto Politécnico de Bragança deixa-nos particularmente orgulhosos, por permitir levar conhecimento e inovação tecnológica a uma instituição de referência, fora das grandes áreas urbanas. Através deste programa colocamos ao serviço do IPB um programas estruturado e evoluído, que bebe muito das melhores práticas e do know-how da empresa a nível global”, afirma o Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal. Diogo Madeira da Silva faz ainda questão de salientar que a Huawei, presente em Portugal há mais de 15 anos, “promove desde o primeiro momento uma relação de proximidade com a instituições de ensino nacionais”, as quais, acrescenta o responsável, “têm vindo a desenvolver um assinalável trabalho nas áreas de Engenharia e Tecnologias de Informação e Comunicação”.

Para consolidar esta estratégia de conjugação de esforços com a academia, a Huawei criou, a nível global, o ICT Academy Development Incentive Fund (ADIF), com um investimento total de cerca de 50 milhões de dólares a ser aplicado nos próximos cinco anos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.