INOVA
SIBS disponibiliza base de dados de consumo

SIBS disponibiliza base de dados de consumo

Lançado no seguimento do serviço SIBS Analytics, o novo Portal de Indicadores de Consumo disponibiliza mais de mil milhões de indicadores sobre o consumo em Portugal em formato acessível e intuitivo para aplicações de business intelligence e investigação académica

A SIBS acaba de disponibilizar um novo Portal de Indicadores de Consumo que permite consultar mais de mil milhões de indicadores sobre o consumo em Portugal, acessíveis de forma simples, em diversos formatos, tais como gráfcos, mapas e infogramas.

Este Portal complementa o lançamento do serviço SIBS Analytics. Com este serviço de Business Intelligence, as estatísticas SIBS passam a estar disponíveis nomeadamente para estudos académicos ou para suporte à formulação de decisões de negócio empresariais.

O Portal de Indicadores de Consumo é baseado em informação recolhida através dos pagamentos eletrónicos e acesso a numerário processados pela SIBS nos últimos 2 anos. Proporciona, de forma macro, agregada e aproximada, uma visão 360º sobre o consumo e as características dos consumidores Portugueses e estrangeiros em Portugal através de um conjunto selecionado e representativo de dados relativos a operações de pagamentos eletrónicos e numerário. 

 

Estes indicadores estão organizados por: 

  • Caracterização do consumo agregado: número e valor transacionado, de forma segmentada por setores de atividade e geografia 
  • Caracterização do consumidor português e estrangeiro em Portugal: por grupos de consumo e períodos de estadia, respetivamente.
  •  

Em paralelo, a SIBS lança também o novo serviço SIBS Analytics, orientado a empresas ou instituições, que passam a poder ter acesso a relatórios e análises customizados, baseados nos dados reais, agregados e despersonalizados, processados pela SIBS, informação relevante para suportar decisões de negócio. Através deste novo serviço de Business Intelligence, a SIBS reforça a sua contribuição às entidades que pretendam desenvolver a sua atividade com informação credível e atual.

“O Portal de Indicadores de Consumo e o SIBS Analytics enquadram-se na estratégia da SIBS de inovação e de dinamização da economia digital em Portugal”, afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, acrescentando que “O Portal de Indicadores de Consumo é uma plataforma inovadora que representa um melhor acesso à informação e, consequentemente, ao conhecimento. O SIBS Analytics, enquanto serviço inovador de Business Intelligence, reforça o posicionamento da SIBS como uma entidade parceira de referência das empresas e instituições em Portugal”.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.