REDES
Alemanha capta 6,55 mil milhões de euros em leilão de 5G

Alemanha capta 6,55 mil milhões de euros em leilão de 5G

Segundo a agência reguladora do país, a BNetzA, a Alemanha conseguiu leiloar os 420MHz de espectro em oferta nas bandas de 2 GHz e 3.6 GHz

Após quase três meses de disputa do espectro móvel de 5G no país, há uma quarta operadora a entrar no mercado alemão.

Houve praticamente 500 rodadas de licitação, para 41 blocos oferecidos, um número superior ao que os analistas previam.

A líder do mercado Deutsche Telekom saiu com 130 MHz dos 420 MHz de espectro em oferta. A Vodafone ganhou também 130 MHz e a Telefonica Deutschland 90 MHz.

O novo concorrente, 1&1 Drillisch, controlado pela United Internet, venceu 70 MHz.

“O leilão deixa um sabor amargo”, disse o líder da Deutsche Telekom’s Germany, Dirk Woessner, empresa que apostou 2,17 mil milhões de euros por 130 MHz. “O resultado é um amortecedor na nossa construção de rede. O espectro, mais uma vez, é muito mais caro na Alemanha do que em qualquer outro lugar”, acrescentou. Recentemente, a unidade austríaca da Deutsche Telekom conseguiu o espectro do 5G por muito menos.

O CEO da Vodafone Alemanha, Hannes Ametsreiter, descreveu os resultados como “catastróficos”. “Estou muito infeliz com o tempo que o processo demorou e o enorme preço que nós, enquanto licitantes, vamos ter de pagar”, refere Ametsreiter. “A Alemanha está a perder tempo valioso e, na Europa, não vamos estar entre os primeiros a lançar serviços de 5G”.

A Vodafone pagou 1,88 mil milhões de euros pelos seus 130 MHz e a Telefonica Deutschland gastou 1,42 mil milhões de euros por 90 MHz. Já a 1&1 Drillisch pagou 1,07 mil milhões por 70 MHz.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.