REDES
Nova parceria para acelerar a automação industrial 5G

Nova parceria para acelerar a automação industrial 5G

A Schneider Electric, a Capgemini e a Qualcomm Technologies anunciaram a sua colaboração numa solução de rede privada 5G de ponta a ponta inovadora com o potencial de transformar os sistemas de automação industrial.

A Schneider Electric, a Capgemini e a Qualcomm Technologies anunciaram a sua colaboração numa solução inovadora de elevação automatizada e preparada para 5G. As empresas uniram esforços na conceção e instalação da solução no laboratório de elevação da Schneider Electric em Grenoble, França. Substituindo as ligações com fios por ligações sem fios e unificando as atuais ligações sem fios do sistema de automação industrial da Schneider Electric, a solução de rede privada 5G demonstra como pode simplificar e otimizar a implementação da tecnologia digital em grande escala em instalações industriais – desde fábricas de aço até portos.

Da aviónica e indústria automóvel ao fabrico e transporte marítimo de aço, as aplicações de elevação desempenham um papel fundamental nas operações de fabrico e da cadeia de abastecimento, onde as mercadorias e os materiais pesados são transportados ao longo de, possivelmente, centenas de metros. Estas aplicações de gruas são concebidas para funcionar em ambientes industriais exigentes, por exemplo, sob temperaturas extremas e ao longo de grandes distâncias.

“A transformação digital está a ajudar os clientes da Schneider Electric a conseguir avanços significativos em termos de produtividade, eficiência e sustentabilidade, mas nenhuma empresa consegue fazê-lo sozinha,” comentou Marc Lafont, Vice President, Innovation and Upstream Marketing da Schneider Electric. “A Schneider Electric foi sempre defensora da colaboração e da inovação que a transformação digital permite, e esta inovadora solução de elevação de rede privada 5G de ponta a ponta é um exemplo perfeito do poder do trabalho em equipa; iremos testá-la já este ano em instalações de utilizadores finais. Para além disso, a curto prazo validaremos mais casos de utilização industrial de 5G em diversas aplicações de produção discreta, automação híbrida e automação de processos. A médio prazo, vamos experimentar uma integração mais profunda da tecnologia 5G no nosso equipamento de automação.”

 

Elevação automatizada e sem fios

Os sistemas de elevação automatizada aumentam a produtividade, a segurança e o desempenho operacional, mas requerem tempos de reação rápidos, alta precisão e fiabilidade, disponibilidade 24/7 e capacidades manuais e autónomas. Para além disso, é necessário que coexistam na mesma rede vários sistemas com câmaras de vídeo para monitorização e operação remotas, bem como PLCs (controladores lógicos programáveis) para diversas funções de controlo, incluindo funções de automação, controlo remoto e segurança. As características nativas de baixa latência do 5G permitem que o sistema substitua os cabos de fibra em operações de controlo remoto, dando resposta à necessidade de simplificar a complexidade da rede, reduzir os fios e proporcionar uma conectividade fiável a longo prazo.

“Esta colaboração com a Schneider Electric demonstra a capacidade única da Capgemini de se unir aos clientes para tirar partido de tecnologias para inovar e criar novos casos de utilização para o seu setor. A solução 5G de ponta a ponta personalizada para o sistema de elevação da Schneider Electric é um bom exemplo do valor acrescentado do 5G para a comunicação industrial e ilustra perfeitamente o seu potencial para transformar um segmento da indústria,” afirmou Fotis Karonis, Group Leader of 5G and Edge Computing da Capgemini. “As tecnologias de conectividade avançada, 5G e Edge Computing são fortes facilitadores e aceleradores deste avanço no sentido de uma economia digital e de casos de utilização inovadores. Graças a elas, os clientes industriais são capazes de redesenhar sistemas e processos para os tornar mais eficientes, ágeis e inteligentes.”

“A oportunidade de utilizar o 5G para impulsionar a conectividade empresarial é extraordinária, pelo que estamos a investir neste ecossistema emergente ao proporcionar inovações práticas para as redes privadas 5G,” acrescentou Enrico Salvatori, Senior Vice President da Qualcomm Europe, Inc. e Presidente da Qualcomm Europe/MEA. “As nossas tecnologias mais recentes estão a acelerar os inúmeros benefícios que as redes privadas 5G modernas oferecem a parceiros como a Schneider Electric e a Capgemini. Ao permitir uma solução pré-integrada com opção de múltiplos fornecedores, juntamente com a tecnologia de gestão e automação Open RAN para agilizar a implementação, gestão e personalização de redes privadas, estamos a ajudar a reduzir as complexidades e a reduzir o tempo de comercialização a nível mundial.”

A Capgemini trabalhou em estreita colaboração com a Schneider Electric para conceber uma solução 5G de ponta a ponta otimizada e identificar os resultados de negócios no caso de utilização industrial da Schneider Electric. Também ofereceu suporte à integração de sistemas com base nas inovações mais recentes da Qualcomm Technologies e ajudou a Schneider Electric a integrar a rede 5G com os seus casos de utilização, de modo a caracterizar e otimizar o sistema. A experiência da Schneider Electric em automação industrial, combinada com o legado da Qualcomm Technologies em tecnologias sem fios, inovações em IA e computação, e ainda com a experiência prática da Capgemini em implementação de redes e integração de sistemas, melhora o desempenho e elimina complexidades, reduzindo o tempo de colocação no mercado e melhorando os indicadores-chave de desempenho para os clientes de elevação automatizada.

 

A solução de elevação de rede privada 5G:

Substitui as ligações com fios e outras ligações sem fios para vários fluxos de controlo de PLCs e fluxos de vídeo sensíveis ao tempo críticos, impulsionando inúmeros casos de utilização.
Funciona na banda de radiofrequência de 3.8 GHz, com uma rede principal Athonet de nível empresarial e pequenas células Airspan que utilizam a plataforma Qualcomm® FSM™100 5G RAN, melhorando significativamente o desempenho da conectividade e permitindo novos casos de utilização.

Para além das suas funções industriais principais, o sistema de elevação automatizada de rede privada 5G pode agora ser utilizado para oferecer casos de utilização digital adicionais, como operadores aumentados à base de XR (realidade estendida) e wearables.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.