REDES
Tecnologia IoT em crescimento exponencial nas empresas

Tecnologia IoT em crescimento exponencial nas empresas

Estão a surgir novos negócios no âmbito do conceito Internet of Things, dando origem a um mercado em expansão, com novas tecnologias e serviços

A GlobalData prevê que a indústria de IoT chegue a mais de um bilião de dólares até 2024, um crescimento anual de 13%, com força em diversos setores que envolvam vários dispositivos conectados ou uma grande quantidade de equipamentos ou pessoas a trabalhar simultaneamente. Em 2019 o mercado IoT rendeu 586 mil milhões de dólares e em 2020, 662 mil milhões, sendo que 76% da receita veio do setor empresarial. Espera-se, no entanto, que a parcela do segmento IoT empresarial desça devido ao emergente de consumo em massa.

Jasaswini Biswal, diretor associado de Projetos de Pesquisa Temática da GlobalData, explica que “a pandemia COVID-19 destacou o papel crucial que as tecnologias de IoT passaram a desempenhar nas nossas vidas. Vários casos de uso de IoT viram uma adoção crescente durante a pandemia, incluindo o uso de câmaras térmicas para detetar potenciais infeções de COVID-19 e sensores para monitorar os níveis de ocupação em escritórios" e embora muitas empresas planeiem manter o teletrabalho ou o modelo híbrido, os escritórios vão continuar a ser utilizados. Biswal acrescenta que "as aplicações de IoT, como dispositivos de rastreamento de contatos e dispositivos de monitorização de saúde, fornecem dados críticos para ajudar no combate à pandemia", o que contribuirá a aumentar a adoção a curto e médio prazo.

Segundo o estudo da GlobalData, cerca de 48% dos participantes olham para as tecnologias IoT de forma positiva e 45% acredita que terá um papel fulcral no futuro pós-pandémico das empresas. Para Biswal “a próxima fase do IoT tem o potencial de transformar a maneira como vivemos e trabalhamos. À medida que a penetração da IoT se espalha a ponto de se tornar onipresente, modelos de negócios totalmente novos surgirão. As redes IoT farão negócios entre si, fornecendo serviços resultantes de colaboração autônoma ou quase autônoma”.

 

 
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.