INOVA
Mais de um terço das empresas portuguesas já utiliza soluções de IoT

Mais de um terço das empresas portuguesas já utiliza soluções de IoT

Análise da IDC sobre o mercado português de Internet das Coisas aponta que 38% das empresas nacionais já estão a utilizar soluções de IoT nas suas operações

No relatório “IoT Market in Portugal”, a IDC analisa o mercado de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) que define como “uma rede de endpoints identificáveis de um modo único que comunicam bidericionalmente sem interação humano utilizando conetividade IP”.

Uma das conclusões deste relatório é que as organizações portuguesas que estão a adotar iniciativas de transformação digital estão a reformular os seus negócios com tecnologia para que os sistemas obtenham agilidade e escala. Neste contexto, diz a IDC, as soluções de IoT “começam a ser um dos componentes destas iniciativas” de transformação digital, onde cerca de 38% das empresas nacionais já utilizam estas soluções.

Segundo o mesmo relatório, a despesa com soluções IoT em Portugal totalizou os 1.388 milhões de euros em 2018. “As previsões da IDC Portugal apontam para que cresça a um ritmo anual médio de 12,4% e que ultrapasse os 2.487 milhões de euros em 2023”.

Por fim, a IDC indica que o ecossistema IoT tem vindo a crescer nos últimos anos no território português, onde várias startups “têm sido criadas com o objetivo de disponibilizar soluções IoT” em Portugal. Os operadores de telecomunicações estão entre os que mais promovem eventos de desenvolvimento de soluções nesta área.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.